segunda-feira, 23 de maio de 2011

Me despedindo

Essa é minha última semana em Córdoba. Com certeza vou guardar esse lugar no coração, assim como todas as pessoas maravilhosas que conheci.
Sentirei falta dessa rotina, criada por mim, de andar e andar pelas ruelas, descobrindo lugares, conhecendo pessoas, fazendo amigos. Mas acredito que consegui sentir o que Córdoba quis me passar.
Ontem fui a Alta Gracia, cidadezinha que fica há uma hora de Córdoba e onde viveu Ernesto CHE Guevara dos 4 aos 16 anos. Fomos eu e Francisico, um amigo colombinao que conheci no hostel. Não sei exatamente  com que espectativa eu estava, mas fiquei um tanto quanto decepcionada. A casa/museu como é chamada, é um museu. Com recepconistas sérias, muitas fotos, histórias, objetos pessoais... mas falta algo. Pra mim, não deveria ser um museu qualquer. Eu entrei em todos os cômodos e li tudo, bati fotos como uma turista e não senti nada diferente além da simples e normal curiosidade que se sente em qualquer museu comum. Saí com a sensação de que não deveria ser assim, afinal, é a casa em que viveu Che, oras bolas! No quintal da casa, nos fundos, ainda tem uma lojinha com mil objetos com a cara do Che e a frase "museu del CHE Alta Gracia".
Esse lugar deveria passar mais sentimentalismo pra quem o visita, deveria ter uma dinâmica diferente para que o visitante perceba, de alguma forma, a importância de tudo o que Che construiu e que não saia da mesma forma  que entrou. 
De qualquer forma, em mim, Che continua intacto. Me inspirando com toda sua ideologia e amor.









Nenhum comentário:

Postar um comentário