quarta-feira, 18 de maio de 2011

Marcas para recordar

De todos os lugares de Córdoba que visitei até agora, nenhum me impressionou tanto quanto o de hoje. Estava andando pelas ruas, como sempre, e notei um lugar diferente. Achei que seria mais uma biblioteca, aqui em Córdoba tem muitas praças e bibliotecas. Mas nao era uma biblioteca qualquer.
Se tratava de Biblioteca Santiago "CHARO" D'AMBRA, lugar onde funcionava as dependências da Policía de la Provincia de Córdoba, conhecido como D2. Esse lugar foi convertido como centro de detençao de prisioneiros políticos entre 1969 e 1983, onde pessoas foram sequstradas, torturadas e executadas pelas forças repressivas do Estado. Hoje, funciona como um lugar de Memoria y el Arquivo Provincial de la Memoria.
Fui entrando bem devagar, e logo um senhor muito simpático me levou até os "porões da ditadura", as celas minúsculas onde ficavam os militantes, um porão onde eram amontoados, a sala de interrogatório... As paredes são cheias de depoimentos, poesias, pedidos de socorro, é impressionante. Muito pesado. Tive a sensação de estar absorvendo cada história, de cada um que passou por lá. As outras salas também eram muito fortes. Uma cheias de fotos dos diversos presos políticos e a outra com objetos pessoais.
Sentei num banco e fiquei sentindo tudo aquilo, foi inevitável nao me emocionar. O lugar é como uma prova das torturas e assassinatos cometidos na época, como me disse o simpático senhor que me acompanhou no começo "temos que recordar para que nao volte a acontecer". O detalhe é que essa antiga detençao fica ao lado de uma igreja,e ex-detidos contam que muitos abusos eram cometidos em plena luz do dia, o que mostra a conivência da Igreja Católica  com as ações repressivas.
Essa é uma das prisões clandestinas de Córdoba, em Carlos Paz, cidadezinha nas proximidades, tem uma maior, mas ainda nao visitei.
Na frente do memorial de Córdoba está escrito: Inscribir en el espacio público sus nombres implica transformar el lugar, volver a señalar que la memoria de sus vidas debe quedar grabada como una de las formas de decir Nunca Más.





E foi exatamente com essa vontade de dizer Nunca Mais que saí. 


Mais fotos no meu orkut e facebook.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário